quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pontas: Idade Certa?

 Oi gente! E aí, como vocês estão? Eu estou bem, muito cansada por causa da rotina ballet-cursinho, mas também muito feliz!
Ontem nós fizemos aula de ponta e a minha professora, a Silvia, mostrou pra gente a música que vamos dançar no fim do ano! Ela vai montar "A Bela Adormecida" e nós seremos as fadas, só que como a minha turma veio pro avançado agora em 2011 algumas meninas serão as fadas principais, a Carolina e a Prô Camila (que também é professora do Baby Class e do Baby Jazz) se revezarão no papel da Aurora e da Fada Lilás, e a Carol e a Viviane se revezarão no papel da Florine, que dança com o Pássaro Azul, e da Fada Lilás, e o restante da turma (praticamente minha turma, só) será o corpo de baile das fadas com um tutu lilás que eu fiquei sabendo que é maravilhoso, apesar de não ter conseguido ver o desenho. Ah, e também não me perguntem como é que as três vão se revezar poque eu também não consegui pensar num jeito ainda! Porque pra Carol e a Vivi trocarem a Camila teria que fazer a Aurora dois dias, e nós só vamos dançar três... Bom, sei lá. Se alguém conseguir pensar em um jeito me avisa que eu explico pra todo mundo (:
Eu disse ali em cima que nós fizemos aula de ponta ontem - aliás, minha sapatilha de ponta está uma vergonha de tão mole; eu nem me preocupei em comprar uma nova agora porque nós vamos entrar de férias logo, mas a Sil tem dado aula de ponta com uma certa frequência, preciso de uma urgentemente - e me lembrei que vi num blog, acho que foi no Meia Ponta, que as meninas lá na academia dela começam a usar ponta com 8, 9 anos. E teve uma Mostra de Dança aqui em Santo André há umas duas semanas, e se vocês vissem o que tinha de turma de criancinha dançando na ponta... Tinha uma até dançando um pas-de-deux de Gato de Botas que eu não sei se era o da Bela Adormecida, mas que pelo figurino devia ser. Gente, eu achei um absurdo! Tão novinhas e já usam aquele negócio de gesso (que eu amo, que fique claro!), não me admira que fiquem com os pés todos ferrados. E outra coisa, ponta é uma coisa que exige atenção, disciplina e dedicação redobradas pra não se machucar; tem que cuidar das unhas, triplicar o cuidado com os joelhos e com a postura, e os ossos nessa idade ainda tem que crescer, sem mencionar que muita criança nem sabe se gosta de ballet de verdade, vai porque a mãe paga, troca e leva! Eu mesma era assim - fui descobrir que era apaixonada de verdade pelo ballet já mais velha, devia ter o quê, uns treze anos.
Eu sou da opinião que nem todo mundo - aliás, quase ninguém - está apto a colocar ponta nessa idade, não sei se é porque eu não estou acostumada, afinal as meninas na minha escola de ballet começam a usar aos doze anos, em média, ou o quê, mas eu fiquei bem impressionada com tudo isso. Eu não consigo me imaginar na ponta com essa idade, porque eu era en dedans no sentido mais puro da expressão, era dedão com dedão mesmo, e por causa disso o Ballet sempre foi muito difícil pra mim.
E vocês, o que acham disso? Com que idade começaram a usar ponta?
Beijos, até a próxima!

Nenhum comentário: